Eteg

Inovando sobre o que é Legado: estratégias para integração de sistemas

Douglas de Souza Carneiro |
Inovando sobre o que é legado   estrateégias para integração de sistemas

Em um mundo cada vez mais competitivo e em que a corrida pela inovação pode ditar se o negócio será bem sucedido ou não, as empresas necessitam cada vez mais repensar os seus processos existentes, automatizar processos repetitivos e criar novos sistemas que auxiliem no crescimento dos seus negócios.

Neste artigo, exploraremos técnicas e estratégias para integrar sistemas legados de forma eficaz, visando otimizar os processos e impulsionar o crescimento da empresa.

Normalmente processos existentes nas grandes corporações utilizam de linguagens de programação, modelos de integração e técnicas defasadas para integração entre sistemas. E precisam superar desafios como a falta de clareza nas regras de negócio e a obsolescência de tecnologias de integração.

Outros desafios bastantes comuns são:

Falta de clareza nas regras de negócio: Muitas vezes, as regras de negócio dos sistemas legados não são completamente compreendidas pela equipe de TI, dificultando a integração e a identificação de oportunidades de melhoria dentro dos processos existentes.

Tecnologias de integração defasadas: O uso de tecnologias como SOAP, integrações Banco a Banco e arquivos na rede pode dificultar a modernização e a eficiência dos processos de integração.

Estratégias para uma integração bem-sucedida de sistemas

Algumas estratégias podem ser consideradas para mitigar estes problemas e possibilitar o sucesso na integração de sistemas legados e modernização dos processos existentes da empresa:

  • Podemos realizar conversas com os usuários finais das ferramentas existentes para tentar identificar integrações necessárias em prol de atender objetivos da empresa;
  • Podem ser consultados manuais dos softwares que precisam ser integrados para identificação de regras de negócio que precisam ser levados em consideração, se estes existirem;
  • No caso de Integração Banco a Banco, a alternativa pode ser criar APIs que forneçam interfaces de comunicação e que consigam tratar as informações trocadas entre os sistemas, isto encapsula a comunicação com o banco de dados e garante a estabilidade da integração sem que vários sistemas façam integrações diretas com o banco e gerem concorrência ou afetem a estabilidade dos dados trocados entre os sistemas;
  • Algumas ferramentas e serviços para integração são disponibilizados para facilitar a integração entre sistemas e podem ajudar a agilizar a integração entre os sistemas;
  • Criar middlewares  para converter dados e realizar transformações quando necessárias
  • Utilizar de mensageria caso necessário para responder a eventos dos sistemas legados e realizar as integrações propostas.
  • Integrar via REST APIs transformando os dados legados conforme necessário.

Existem várias estratégias que podem auxiliar na integração, mesmo em sistemas legados. O importante é escolher de forma consistente a que melhor se adapta à estratégia e às necessidades da empresa e ao objetivo das integrações pretendidas.

Você pode superar os desafios e maximizar o potencial dos seus sistemas existentes.Aqui na Eteg, estamos comprometidos em fornecer soluções de desenvolvimento de software personalizadas e inovadoras para atender às necessidades específicas de negócio.Para saber mais sobre nossos serviços de desenvolvimento de software e integração de sistemas, visite nossa página dedicada neste link!

–