Era uma vez, um tempo em que tudo deveria ser ágil, automático e eficiente. Os meios de comunicação funcionavam a jato, o uso de cartas era raro, o e-mail deixou de ser um dos principais canais de comunicação e ligações passaram a ser evitadas por alguns devido às longas esperas. Apesar desse texto começar com um “Era uma vez”, não estamos falando de algo que acontece somente em histórias infantis ou, quem sabe, em uma terra tão distante. Leia e descubra porque.
Desafios atuais e necessidade de inovação
Este é o mundo do agora, onde antigas formas de comunicação cedem espaço para soluções ágeis e onde tudo deve ser resolvido o quanto antes.
Devido a isso, as empresas e setores responsáveis pelo atendimento ao público estão cada vez mais focados em oferecer um atendimento personalizado e eficiente para os seus clientes. Dessa forma, um atendimento feito apenas por humanos acaba não atendendo a um desses tópicos, ou a nenhum dos dois.
Em mundo onde a rapidez é essencial, o atendimento ao cliente evolui para atender às crescentes demandas. Tornou-se necessário ceder espaço para novas tecnologias para apoiar as frentes de atendimento a atingir essas metas cada vez mais agressivas. Assim, vemos o uso de integrações e a estrela do momento, a IA (inteligência artificial) como peça fundamental para garantir um atendimento de qualidade e personalizado.
A importância da Inteligência Artificial no atendimento
Contrariando a percepção comum, a IA vai além de melhorar a experiência do cliente. Os usos dessa tecnologia são os mais variados possíveis para o atendimento, vamos explorar algumas dessas possibilidades:
- Realizar consultas precisas a bases de conhecimento;
- Filtrar dados de forma eficiente em uma base de dados;
- Recuperar e buscar informações relevantes de interações anteriores durante uma conversa;
- Interpretar de maneira precisa e eficaz áudios.
Entre diversos outros recursos para fazer com que cada cliente se sinta único e tenha um atendimento humanizado, desde o primeiro contato, mesmo antes de uma interação direta com um atendente.
Benefícios além do atendimento final
No entanto, ao contrário do que todos pensam, a IA não deixa somente o atendimento ao usuário final mais agradável. Ela também pode ajudar a capacitar o time de atendimento na entrega de resumos inteligentes, em análises de sentimento do cliente, no auxílio para redação de respostas precisas ao cliente, análise e otimização dos fluxos de atendimento, entre outras possibilidades.
Evoluindo com Eteg, Zendesk e Botpress
Com esses recursos e muitos outros, conseguimos gerar um atendimento inteligente, agradável, escalável e com SLA (Acordo de Nível de Serviço) reduzido. A Eteg, junto aos seus parceiros Zendesk e Botpress, pode evoluir o seu atendimento para que alcance tudo isso e muito mais.
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